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ToggleWalt Disney é famoso por criar uma das marcas mais reconhecidas do mundo, a Disney, mas relativamente poucas pessoas conhecem a história do homem por trás da Disney World e de centenas de desenhos animados, inúmeros longas-metragens e infinitos brinquedos que levam seu nome.
Walt Disney foi um influente e inovador empreendedor nos meados do século 20 e, com o passar dos anos, ele tornou-se o principal comandante de um império de bilhões de dólares. Segue um breve resumo de passagens interessantes de sua vida.
Os primeiros anos de Walt Disney
Walt Disney nasceu em 1901 em Chicago e desde a mais tenra idade já demonstrava seus talentos artísticos. Aos 16, alistou-se na Cruz Vermelha e serviu na Primeira Guerra Mundial, dirigindo uma ambulância que personalizou com seus próprios desenhos animados. Após seu retorno, ele trabalhou como cartunista publicitário em na cidade de Kansas, Missouri.
Disney então decidiu se mudar para a Califórnia, onde começou a trabalhar com seu irmão, Roy. Walt cuidou dos aspectos criativos da parceria, enquanto Roy se concentrou nos negócios e nas finanças. Os irmãos Disney pegaram emprestado uma pequena quantia de dinheiro, montaram um estúdio na garagem do tio e causaram um grande barulho com uma série de desenhos em preto e branco com um coelho chamado Oswald, produzidos para o Universal Studios. Quando Walt pediu um aumento à Universal, no entanto, ele teve seu pedido recusado. Como o estúdio manteve os direitos do personagem, a Disney parou de desenhar Oswald depois de 1928, embora a série continuasse até 1943.
Espírito empreendedor de Walt Disney
Disney voltou à prancheta, produzindo um desenho animado silencioso chamado Plane Crazy, que apresentava um novo personagem chamado Mickey Mouse. Mas o advento do som mudou tudo em Hollywood. Para capitalizar com a mania dos novos filmes “falantes”, a Disney adiou Plane Crazy e, em vez disso, produziu um segundo desenho animado do Mickey Mouse, este com som. Steamboat Willie (O Vapor Willie, no Brasil), lançado em 1928, foi o primeiro filme de animação a apresentar som sincronizado. Apesar do sucesso internacional do filme, Walt e Roy ainda precisavam de dinheiro, então eles licenciaram a imagem de Mickey Mouse por uma taxa de US$ 300,00, para ser usada em uma caderneta de papel destinada a crianças.
Disney ficou obcecado em usar a mais nova tecnologia para seus filmes. Ele obteve os direitos exclusivos de uso do Technicolor em filmes de animação por dois anos, ganhando seu primeiro Oscar em 1932 pelo curta de animação Flores e Árvores, que também foi o primeiro desenho animado colorido.
Ele ganharia 22 Oscars ao longo de sua carreira, até hoje o maior número de prêmios já dados a qualquer pessoa. Durante os anos seguintes, Pateta, Pato Donald e vários outros personagens memoráveis juntaram-se a Mickey. Mas a Disney acreditava que o futuro da empresa estava nos filmes de longa-metragem e lançou Branca de Neve e os Sete Anões em 1937. Foi o primeiro longa-metragem animado a ser produzido em Technicolor e custou quase US $ 1,5 milhão para ser feito, uma quantia impensável para os Estados Unidos na época, já que o país ainda passava pela Grande Depressão.
Crescimento da Empresa
Disney reconheceu que sua força estava no design das histórias, não na animação, e quando ele e seu irmão construíram um estúdio em Burbank, Califórnia, eles empregaram mais de 1.000 pessoas, incluindo animadores. Com base no sucesso de Branca de Neve, a Disney lançou Pinóquio e Fantasia em 1940, Dumbo em 1941 e Bambi em 1942. Todos se tornaram grandes sucessos à medida que o empreendedor Disney crescia em seu papel de empresário.
Mas o final dos anos 1930 e o início dos anos 1940 foram tempos difíceis para as empresas americanas. Disney sobreviveu à Grande Depressão e à Segunda Guerra Mundial, dedicando grande parte de seu novo estúdio à produção de filmes de saúde, educação e propaganda para o governo dos Estados Unidos. Também produziu comédias curtas com o objetivo de elevar o moral nacional. Para arrecadar dinheiro adicional, a Disney tornou pública sua operação em 1940.
A empresa não produziu nenhum filme novo durante a Segunda Guerra Mundial, mas em 1944 relançou Branca de Neve nos cinemas, gerando uma receita significativa naquele ano. Isso daria início a uma estratégia comum de relançar filmes a cada 10 anos e, posteriormente, regulamentar a disponibilidade de filmes da Disney em VHS e DVD. O próximo grande filme de animação veio em 1950, com o lançamento de Cinderela.
Diversificação
Conforme a empresa crescia, a Disney diversificou a produção além de desenhos animados e filmes animados. A Ilha do Tesouro, lançado em 1950, foi o primeiro filme de ação ao vivo do estúdio, e a empresa formou a Buena Vista Distribution alguns anos depois. Com sua própria empresa de distribuição interna, a Disney poderia continuar a produzir filmes enquanto economizava significativamente nos custos de distribuição. Sucessos de ação ao vivo como A Família Robinson em 1960 e Mary Poppins em 1964 se seguiram.
A estreia da Disney na TV aconteceu na mesma época que A Ilha do Tesouro, com o especial One Hour in Wonderland (Uma Hora no País das Maravilhas – tradução minha). O popular Mickey Mouse Club estreou como uma série de TV em 1955.
Mas foi outro programa de TV iniciado em 1954, chamado Disneyland (Disneylândia), que mostrou que Walt Disney tinha planos ainda maiores para a empresa. Alguns anos antes, a Disney estabeleceu a WED Enterprises como uma empresa separada e começou a traçar planos para a Disneylândia, um parque temático gigante. Como o parque era tecnicamente parte de uma corporação separada, a Disney conseguiu desenvolvê-lo em segredo, preocupando-se com a reação dos acionistas ao saber dos detalhes do projeto. A Disneylândia foi inaugurada em 1955 como um parque temático diferente de qualquer outro que o mundo já viu.
Disney empregou uma estratégia única para tornar o parque temático rapidamente um sucesso. Ele solicitou vários patrocínios corporativos para subsidiar custos e terceirizar alimentos e mercadorias dentro do parque. Assim que a Disneylândia começou a ganhar receita, a empresa recomprou esses direitos e manteve a receita internamente. Os planos para um segundo parque, que acabou se tornando o Walt Disney World, começaram com a aquisição de um terreno na Flórida na década de 1960. Esse segundo parque conteria a visão de Disney de como seria a futura comunidade urbana; ele a chamou de “Experimental Prototype Community of Tomorrow” (Protótipo Experimental da Comunidade do Amanhã), agora comumente conhecida como Epcot Center.
O sonho continua
Walt Disney morreu em 1966, cinco anos antes da inauguração da Disney World em Orlando, Flórida, e 16 anos antes da inauguração do Epcot Center em 1981. A revista Time nomeou a Disney como uma das pessoas mais importantes do século 20 em seu Time 100.
A marca Disney está atualmente avaliada em US$ 61,3 bilhões e foi eleita pela Forbes como a sétima marca mais valiosa do mundo em 2020. Será que esse resultado assombroso faria o empreendedor Disney perder a perspectiva e o rumo do negócio? Ao meu ver, dificilmente. Nas palavras do próprio Disney:
“Ao longo dos últimos anos nós nos aventuramos por muitos campos diferentes. Mas espero que nunca nos esqueçamos de uma coisa: tudo começou com um rato”.
Walt Disney
Para saber mais sobre Disney, recomendo a leitura da biografia “Walt Disney: O triunfo da imaginação americana“, de Neal Gabler.
Faustino Júnior – LinkedIn: faustinojunior | Instagram: @admfaustinojunior
Administrador de Empresas, Consultor Sênior na Merkato Consultoria, Auditor Líder ISO 9001/22000. Ajuda empresas e profissionais a acelerar seus resultados. #boraempreender
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