Uma espécie de colosso do mundo corporativo, a IKEA tem atualmente mais de 238 lojas em 34 países, sua grande maioria localizada na Europa, o resto nos Estados Unidos, Canadá, Ásia e Austrália. Tem em seu catálogo cerca de doze mil produtos, empregando aproximadamente 211 mil pessoas, e faturando mais de € 41,3 bilhões anuais (2019). Cerca de 699 milhões de pessoas visitam suas lojas anualmente e sua página da Internet, lançada em 1997, obteve 4 bilhões de visitas em 2020.

O gênio por trás da marca, o sueco Ingvar Kamprad era conhecido por sua frugalidade. Até sua morte, em 2018, aos 91 anos, teve uma vida de hábitos simples, mas, para muitos, excêntricos. Neste artigo veremos um pouco da história de Kamprad e 3 importantes aspectos de sua gestão à frente da IKEA.

Ingvar Kamprad (30 de março de 1926 – 27 de janeiro de 2018) nasceu em uma pequena aldeia na Suécia, a mesma onde seu avô havia se suicidado quando percebeu que não podia pagar a hipoteca da fazenda de sua família. Sua avó teve de manter o negócio e seu pai com frequência lhe dizia que ele nunca iria conseguir chegar a lugar algum.

Determinado a provar que seu pai estava errado, o jovem Ingvar acordava às 5:50h todas as manhãs, e para assegurar que sempre estaria de pé naquele horário, removeu o botão que desligava seu despertador. A partir daí, concentrou seus esforços no aprendizado escolar, e conquistou uma grande admiração de seu pai, a ponto de, ao final de um ano de muita dedicação, receber dele um prêmio em dinheiro como reconhecimento de seu progresso.

Kamprad usou o dinheiro para iniciar o seu pequeno negócio, uma empresa que chamou de IKEA. O nome foi uma combinação de suas iniciais (IK) e as primeiras letras da fazenda e da vila onde ele cresceu, Elmtaryd e Agunnaryd. Inicialmente vendia canetas, joias, relógios, isqueiros, carteiras, porta-retratos, gravatas, meias de nylon, toalhas de mesa e praticamente tudo o que pudesse encontrar para revender com preços baixos.

Lentamente a empresa expandiu seu ramo de atividades, e hoje, a IKEA tem mais de 211.000 funcionários e Kamprad chegou a ser a décima primeira pessoa mais rica do mundo, segundo a revista Forbes, com fortuna líquida estimada de U$ 23 bilhões.

Os principais aspectos de sua gestão à frente da IKEA estão listados abaixo, comentados pelo próprio Kamprad em entrevista de 2011:

#1 – Dê aos seus clientes o que eles querem

“O que é bom para os nossos clientes é, a longo prazo, também bom para nós”.
Ingvar Kamprad

Muitos empreendedores ao idealizar seu negócio gastam todos os seus recursos e tempo desenvolvendo suas ideias apenas para descobrir que seus clientes não as querem. Uma das melhores maneiras de evitar que isso aconteça e garantir que haja procura pelo que você oferece é falar com seus clientes em potencial, ouvi-los, e criar seus produtos e serviços com base em seus problemas, dando-lhes soluções práticas que eles estarão satisfeitos em pagar.

Desde que fundou a IKEA, Kamprad dedicou-se ao fornecimento de produtos de boa qualidade com os preços mais baixos possíveis. Esta é a ideia central por trás do sucesso internacional da companhia e, diferentemente de outras empresas que terceirizam o trabalho de design, a IKEA possui seus próprios designers (muitos dos quais premiados em suas áreas), a fim de conseguir, além de peças belas e de qualidade, um melhor custo-benefício para seus clientes.

De acordo com Kamprad: “Para um designer de móveis criar uma bela mesa que pode custar 1.000,00 dólares é bem fácil, mas criar uma boa mesa, que seja prática e funcional, e que custe apenas 50 dólares é uma tarefa que apenas os melhores podem fazer. Nós já decidimos que em que lado estamos, o lado da maioria, e o que é bom para os nossos clientes é, a longo prazo, também bom para nós.”

# 2 – Liderança pelo exemplo

O Volvo 240 GL/1993 de Ingvar Kamprad.

Se você é dono de seu próprio negócio, ou possui uma equipe de subordinados na empresa onde trabalha, então deve pensar sobre o seu estilo de liderança e como você inspira aqueles que trabalham com você a dar o seu melhor a cada dia.

Kamprad acreditava que a melhor maneira de incentivar os funcionários a ter dedicação ao trabalho e bom caráter é exemplificá-los em sua própria vida. Assim, mesmo tendo bilhões de dólares em sua conta, ele dirigia um Volvo 240 GL ano 93, frequentemente usava o transporte público na Suíça, e voava em classe econômica.

Kamprad disse: “Sou um pouco pão-duro com dinheiro, mas e daí? Eu olho para o dinheiro que eu estou prestes a gastar comigo e me pergunto se os clientes da IKEA podem pagar… Eu podia viajar na primeira classe regularmente, mas ter dinheiro em abundância não me parece ser um bom motivo para desperdiçá-lo. Se existe algo que possa significar uma boa liderança, esse algo é dar um bom exemplo. Eu tenho que fazer isso para todos os colaboradores da IKEA.”

#3 – Nunca perca o seu tempo

Você só tem poucas horas em um dia para realizar seu trabalho e alcançar seus objetivos. Não as perca! Cada pequeno passo que você hoje dá para construir seu negócio poderá significar grandes resultados amanhã, mas você tem de utilizar bem o seu tempo para transformar sua visão em realidade.

A simplicidade de Kamprad era igualada apenas por seu desejo de nunca desperdiçar seu tempo. Tendo isso em mente, ele construiu a filosofia empresarial da IKEA em torno de eficiência e dedicação ao trabalho. A IKEA sempre manteve poucas camadas de gestão, e praticamente eliminou os títulos e privilégios. São poucos os engravatados e, em qualquer setor da empresa, todos os funcionários estão dispostos a por a mão na massa em qualquer tarefa que julguem ser necessária.

De acordo com Kamprad: “O tempo é seu recurso mais importante. Você pode fazer muito em dez minutos. E esses dez minutos, uma vez passados, se foram para sempre. Dez minutos não são apenas um sexto do seu salário por hora. Dez minutos é um pedaço de você mesmo. Divida sua vida em unidades de dez minutos e quando possível sacrifique poucas delas em atividades sem importância.”

Faustino Júnior – LinkedIn: faustinojunior | Instagram: @admfaustinojunior
Administrador de Empresas, Consultor Sênior na Merkato Consultoria, Auditor Líder ISO 9001/22000. Ajuda empresas e profissionais a acelerar seus resultados. #boraempreender

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