Os mercados de trabalho em todo mundo devem se preparar para uma nova era de turbulência, pois tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) aceleram o declínio de tarefas administrativas, ao mesmo tempo em que aumentam a demanda por especialistas em tecnologia e segurança cibernética.
Nos próximos cinco anos, quase um quarto de todos os empregos mudará como resultado da AI, digitalização e outros desenvolvimentos econômicos, como a transição para a energia verde e o reshoring da cadeia de suprimentos, de acordo com um relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) em Genebra no final de abril.
Embora o estudo espere que a AI resulte em “interrupções significativas no mercado de trabalho”, o impacto líquido da maioria das tecnologias será positivo nos próximos cinco anos, à medida que análises de big data, tecnologias de gerenciamento e segurança cibernética se tornem os maiores impulsionadores do crescimento do emprego.
O surgimento de aplicativos de AI como o ChatGPT, que usa máquinas para simular o raciocínio humano e a solução de problemas, terá um impacto particularmente pronunciado ao deslocar e automatizar muitos papéis que envolvem raciocínio, comunicação e coordenação, disse o relatório.
Cerca de 75% das empresas pesquisadas disseram que esperam adotar tecnologias de AI nos próximos cinco anos, o que, segundo eles, eliminará até 26 milhões de empregos em cargos administrativos e de manutenção de registros – pense em caixas, balconistas, entrada de dados e contabilidade. O estudo do WEF pesquisou mais de 800 empresas que coletivamente empregam 11,3 milhões de trabalhadores em 45 economias de todo o mundo.
Por enquanto, a AI continua sendo uma ameaça menor às perspectivas de trabalho do que outros fatores macroeconômicos, como crescimento econômico mais lento, escassez de oferta e inflação, disse o relatório. As oportunidades de criação de empregos provavelmente virão de investimentos que facilitem a transição verde dos negócios, a aplicação mais ampla dos padrões ESG e uma ampla reorientação das cadeias de suprimentos globais, afirmou.
Fonte: Bloomberg
Merkato Consultoria – LinkedIn: @merkatoconsult | Instagram: @merkatoconsult
A Merkato é uma empresa de Consultoria em Execução Estratégica com atuação em todo o Brasil.