Algumas picapes e SUVs com motor turbodiesel estão chegando ao mercado brasileiro equipadas com um tanque de Arla 32, algo que já é muito utilizado nos caminhões. E o objetivo é diminuir as emissões de gases poluentes.
Com as novas regras do Proconve L7 que passaram a valer a partir de 1º de janeiro deste ano, muitas caminhonetes precisaram adotar o sistema para se enquadrar e, desta maneira, continuarem sendo vendidas por aqui. Saiba mais sobre a nova legislação clicando aqui.
Arla significa Agente Redutor Líquido Automotivo, e o número 32 se refere à concentração de ureia para cada 100 gramas de água. Essa ureia é responsável por realizar uma reação química transformando o óxido de nitrogênio, nocivo à saúde, em substâncias não prejudiciais, como nitrogênio e água.
De acordo com Raquel Raquel Mizoe, diretora de Emissões de Veículos Leves da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), a reação química ocorre no catalisador do veículo, antes de os gases serem jogados na atmosfera.
O tanque de Arla 32 deve ser reabastecido de tempos em tempos, e o produto é encontrado nos postos de combustíveis. Dependendo da maneira como o veículo é utilizado e das diretrizes da fabricante, a reposição pode acontecer a cada 5 mil, 10 mil ou 15 mil km, portanto, não é necessário colocar Arla toda vez que abastecer o veículo com diesel.
Raquel alerta que a substância deve ser usada da maneira como é encontrada nos postos. “O Arla tem uma especificação, assim como a gasolina, o etanol e o diesel”, alerta a especialista.
Por isso, a adição de outros produtos químicos ou mesmo água pode acabar com sua eficácia, fazendo com que a reação química não aconteça da forma ideal. Nos casos em que o Arla 32 foi alterado de alguma forma, o painel de instrumentos do carro irá indicar que algo não está funcionando perfeitamente. Neste caso, o ideal é buscar uma concessionária para averiguar o sistema.
Para os espertinhos que, lendo essa matéria, tiveram a ideia de usar urina no tanque de Arla 32, Raquel avisa que os produtos são completamente diferentes. “A urina das pessoas que é recolhida para exames laboratoriais, por exemplo, tem ureia, mas também uma série de outras substâncias. Já Arla 32 é ureia pura com água em uma medida específica”, avisa. Por isso, não coloque xixi no tanque de Arla 32, beleza?
Fonte: AutoEsporte
Acompanhe as novidades sobre ARLA 32 aqui na Merkato Consult.
LinkedIn: @merkatoconsult | Instagram: @merkatoconsult
A Merkato é uma empresa de Consultoria em Execução Estratégica com atuação em todo o Brasil. Temos como foco principal oferecer e desenvolver soluções completas e sob medida para nossos clientes.