Um jovem lenhador desafiou o seu velho Mestre sobre quem teria mais domínio e habilidade no uso do machado. Tratava-se do corte de árvores plantadas, de pinus e eucalipto, que sugam gás carbono durante seu crescimento. Entre uma árvore e outra, do reflorestamento, o jovem olhava para o Mestre, a uma certa distância, mas na maior parte das vezes o via sentado. O jovem voltava às suas árvores, certo da vitória, sentindo piedade pelo velho Mestre. No final do dia viu-se que o velho Mestre tinha cortado muito mais árvores que o jovem.

– Mas como é que pode? – surpreendeu-se. Quase todas as vezes em que olhei, você estava descansando!

– Não, meu filho, eu não estava descansando. Eu estava afiando o machado. Foi por isso que você perdeu a competição.

Como você pode afiar o seu machado?

Hoje é cada vez mais comum vermos pessoas (ou nós mesmos), correndo de um lado para o outro, sempre ocupadas, buscando alcançar seus objetivos e não se dando o tempo necessário para se renovar, aprender coisas novas e crescer – para “afiar o machado”.

Nós nos sobrecarregamos em meio às muitas tarefas que temos de fazer, nos sentimos esgotados, exaustos e com isso nossa produtividade diminui. Quando isso acontece, o que devemos fazer? Simplesmente nos dar uma pausa e descansar um pouco? Isso não é afiar o machado – é apenas abaixar o machado. Quando retomarmos nossas atividades, a lâmina ainda estará cega. Sim, o lenhador precisa descansar, mas só quando ele afia sua lâmina, aprende novas técnicas, treina sua força e resistência, é que ele se torna mais produtivo.

Stephen R. Covey, em seu livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes definiu o sétimo hábito “Afiar sua serra (ou machado)” como sendo: aumentar sua produtividade pessoal por ter uma estratégia equilibrada para se renovar nas quatro dimensões da vida: Física, Social, Mental e Espiritual. Segue um breve resumo:

As Quatro Dimensões da Vida

Lembre-se de que cada dia é uma nova oportunidade de se recarregar, se renovar e se refinar. Dedique alguns momentos para afiar seu machado em vez de usá-lo para cortar obstinadamente as árvores da sua vida. Assim, você vai começar a trabalhar melhor e de maneira mais inteligente.

 

Sucesso Sempre!
Faustino

Comentários são bem vindos. Não esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais! Confira outras fábulas clicando aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *