A Arte da Guerra aplicada aos negócios

Escrito a mais de 2.500 anos atrás pelo famoso general chinês Sun Tzu (Também conhecido como Sun Zi ou Sunzi), A Arte da Guerra (em mandarim 孫子兵法, literalmente “Estratégia Militar de Sun Tzu”) é um dos mais influentes livros dos dias atuais. Isso porque apesar de ter sido escrito como um manual de estratégia bélica, seu texto sucinto e ideias claras o destinaram a secundar uma outra guerra: a das empresas no mundo dos negócios. Assim, o livro migrou das estantes dos estrategistas militares para as dos executivos e administradores.

Este será o primeiro artigo de uma série onde traremos as lições de A Arte da Guerra para o contexto empresarial.

No capítulo I, chamado Estabelecendo Planos, a partir do verso 4 até o 10, Sun Tzu nos lista 5 elementos ou fatores que, ainda na fase do planejamento, ajudam determinar a situação inicial. Vejamos resumidamente cada um deles.

5 Elementos do Planejamento de Sun Tzu:

道 Tao, o caminho (representando a Lei Moral) – Diz Sun Tzu: “A Lei Moral faz com que o povo esteja em total acordo com seu governante, seguindo-o, a despeito de suas próprias vidas, sem medo do perigo”. Traduzindo: Propósito. As empresas com uma missão engajadora, um propósito claro e socialmente responsável, tem nisso uma forte vantagem competitiva.

天 Tian, o céu (simbolizando as circunstâncias) –Céu significa noite e dia, frio e calor, tempos e estações do ano”. Ou seja, somos influenciados por situações externas e macroambientes (economia, inflação, cotação do dólar, etc.), e também por situações internas (clima e comportamento da equipe, disponibilidade de recursos na organização, por exemplo). Entender as circunstâncias, como elas nos influenciam e se podemos alterá-las é fundamental para o sucesso.

地 Di, a terra / o terreno (descrição de suporte e estruturas) – “Terra compreende distâncias, grandes e pequenas; perigo e segurança; terreno aberto e passagens estreitas; as chances de vida e morte”. Aqui Sunzi está falando sobre onde a guerra realmente acontece, no campo de batalha. A função de Di é aproveitar ao máximo Tian, ou seja, aqui devemos entender o que temos a nosso dispor: suporte de colaboradores (soldados) e fornecedores (parceiros e aliados), equipamentos e estruturas, incluindo aqui o conhecimento operacional e geográfico para obter suporte das partes interessadas no tempo devido.

将 Dschain, o comandante (a liderança) – “O Comandante representa as virtudes da sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem e rigor”. É interessante que, representando a própria liderança, são alistadas aqui várias “competências” ou virtudes, que devem caracterizá-la:

  • Sabedoria para saber a coisa certa a fazer;
  • Sinceridade é acreditar no que você faz (Engajamento com o propósito);
  • Benevolência para ajudar aqueles que você pode prejudicar;
  • Coragem para superar medos e desafios;
  • Rigor para garantir que os outros façam o que devem.

Ao listar várias virtudes, Sun Tzu também queria dizer que o comandante deveria ser equilibrado em suas ações. Se ele fosse imprudente, poderia ser morto; se fosse pavio-curto, poderia ser facilmente provocado, se fosse muito compassivo com as pessoas, poderia ser ludibriado por elas.

O líder é uma peça fundamental em qualquer situação e hoje, nas empresas, tem a responsabilidade de inspirar, motivar e extrair o melhor de seus colaboradores. Uma liderança positiva pode melhorar o desempenho dos funcionários, engajá-los na organização e tornar o clima interno mais saudável a todos. Uma perfeita conexão com o líder de Sun Tzu: A função de Dschian é coordenar Di, baseado em Tian, para que todos sigam ou busquem o Tao

法 Far, o método (disciplina e hierarquia) – “Por Método e Disciplina devem ser entendidos a organização do exército em suas subdivisões apropriadas, as graduações de patentes entre os oficiais, a manutenção de estradas pelas quais os suprimentos podem chegar ao exército e o controle dos gastos militares”. Far refere-se às regras, políticas e regulamentos e a disciplina com a qual essas diretrizes são cumpridas. O desafio do líder é estabelecer diretrizes que sejam simples e claras para que, uma vez definidas junto com a estratégia, as mesmas possam obter total suporte dos níveis tático e operacional.

A importância de conhecer bem esses cinco fatores é resumida de maneira clara e indiscutível por Sun Tzu assim:

“Todo comandante tem de estar familiarizado com esses cinco elementos.
Quem os tiver vencerá; quem não os tiver perderá”.
Sun Tzu

Espero que tenha gostado. Nos vemos no próximo artigo!

Faustino Júnior – LinkedIn: faustinojunior | Instagram: @admfaustinojunior
Administrador de Empresas, Consultor Sênior na Merkato Consultoria, Auditor Líder ISO 9001/22000 e Auditor de Produtos. Ajuda empresas e profissionais a acelerar seus resultados. #boraempreender

Comentários são bem vindos. Não esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *