Como Funciona o Teste de Presença de Metais no ARLA 32?

O teste de detecção de impurezas no ARLA 32, também conhecido como Teste Colorimétrico, é bastante importante pois garante que o produto que está sendo comercializado cumpre os requisitos legais. Esse teste é de fácil utilização e identifica a presença de metais contaminantes, que podem diminuir a eficácia do ARLA 32 no tratamento das emissões e prejudicar o Sistema SCR do veículo. Com a Resolução 666/2017 do CONTRAN, o teste está validado para ser usado pela PRF/IBAMA na fiscalização em todas as rodovias do país.

Assista ao vídeo:

Como funciona o Teste?

O reagente Negro de Eriocromo T, um dos componentes da solução, tem um funcionamento bem simples e para detectar o produto adulterado/contaminado basta pingar uma gota do reagente em 100 ml de ARLA 32. Se a reação for uma cor azul o produto atende às normas, mas se a coloração for outra – como roxa – a fraude é evidenciada. Lembrando que esse teste não avalia a concentração de ureia do ARLA 32, ele avalia apenas a presença ou não de algum metal contaminante no produto. Por isso esse teste é feito sempre em conjunto com o teste do refratômetro.

Dúvidas? Entre em contato conosco! Será um prazer atender você!

Faustino Júnior – LinkedIn: faustinojunior | Instagram: @admfaustinojunior

Comentários são bem vindos. Não esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Respostas de 5

    1. Obrigado pelo seu comentário, Solani! A aquisição da ureia para fabricação do ARLA 32 deve seguir critérios para assegurar que ela atenda aos requisitos da norma ISO 22241. Vou entrar em contato com você por email para te passar mais informações. Att. Faustino.

  1. Bom dia Faustino, obrigada perla ajuda
    Pergunta: como vejo a quantidade de aldeido numa ureia automotiva, como fazer o teste de quantidade . obrigada

    1. Oi Solani,
      O teste qualitativo da ureia é realizado por meio de colorações para detectar a quantidade de aldeídos presentes na ureia. É um teste rápido e eficaz, mas o processo é muito delicado, pois envolve material químico perigoso na manipulação, inclusive com alguns componentes controlados pela PF. Para o manuseio correto e seguro do teste se requer conhecimento, local e equipamentos adequados, por isso não existe um kit para teste de aldeídos sendo comercializado assim como o ARLA Teste. A melhor opção até esse momento continua sendo enviar amostras de ureia para laboratórios acreditados para análise. Espero ter esclarecido a dúvida. Qualquer outra informação que precise pode entrar em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *